domingo, 8 de agosto de 2010

Viagem ao Fundo de um Coração

Género: Romance

Título original: Any Human Heart
Autor: William Boyd

Sinopse: Qualquer vida é, à vez, vulgar e extraordinária, mas a de Logan Mountstuart - vivida desde o início do século XX - contém mais do que a sua quota-parte de ambas.
Como escritor que encontra inspiração em Paris e Londres, como espião traído durante a guerra e como marchand de arte na Nova Iorque dos anos sessenta. Logan convive com as pessoas influentes da sua época. Mas como filho, amigo, amante e marido, comete os mesmos erros que todos cometemos na nossa busca da felicidade. Aqui fica, então, a história de uma vida vivida em pleno - e uma viagem ao fundo de um coração muito humano. (in Wook)

Logan Mountstuart, filho de mãe uruguaia e pai inglês, é a personagem central desta narrativa. Através das palavras de William Boyd, o leitor conhece o miúdo que se muda para Londres, o rapaz que se apaixona, descobre os prazeres e é rejeitado em Paris, o homem que casa e tem filhos em Londres, o marchand que vive em Nova Yorque, o professor em África, o idoso que regressa a França, lugar onde vive os seus últimos dias.
Qualquer vida é, à vez, vulgar e extraordinária: são as proporções dessas duas categorias que fazem com que esssa vida pareça interessante ou enfadonha.
Começo a minha opinião por dizer que este não é um livro fácil de ler. Para além de ser bastante longo, e por passar por várias etapas da vida de Logan, está replecto de imensos nomes, factos, lugares e personagens que o leitor precisa acompanhar. Não obstante, adorei a leitura.

Este é um diário muito intímo do homem que conviveu com Picasso, esteve à mesa com a Virginia Woolf, confraternizou com grandes artistas, escreveu romances, foi repórter de guerra, casou, teve amantes e filhos, esteve preso, teve muito dinheiro, comeu comida de cão e morreu aos 85 anos de idade.

Boyd recorre a uma escrita irónica, divertida, muito informativa e com a mais valia de permitir ao leitor viajar entre Europa, América e África e ainda conhecer vários escritores e artistas famosos do século XX.
A must read book.

2 Comentário(s):

Isabel 11:17 da tarde, agosto 08, 2010  

Fantástico n é? :)

Mary 11:18 da tarde, agosto 08, 2010  

Isabel, adorei e como foi lido aos poucos, deu para saborear cada página.
Fico à espera das tuas próximas sugestões :p

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP