quarta-feira, 13 de maio de 2009

Book@Agosto

Título: A trilogia de Nova Iorque, de Paul Auster
Sinopse: Cidade de Vidro, Fantasmas e O Quarto Fechado à Chave, constituem os três andamentos de uma sinfonia única, neste que continua a ser, tantos anos depois, o livro mais emblemático do autor. São três fascinantes histórias de mistério, centradas no submundo de Nova Iorque, em que o leitor, tal como os personagens, se torna prisioneiro dos irresistíveis enredos, dos puzzles alucinantes, em que o autor é mestre incontestado.(in, Wook)

O livro está dividido em três partes e cada uma conta uma história passada em Nova Iorque. À medida que avançamos na narrativa, perdemo-nos nas dúvidas e nos problemas dos personagens e a confusão instala-se quando tentamos perceber quem é quem e quem faz o que. Cada uma das partes é mais complicada e misteriosa que outra.
Fala-se de detectives e escritores.

A escrita é extremamente descritiva, ao ponto de ficarmos a conhecer cada rua e ruela de Nova Iorque ao mais ínfimo detalhe. As acções acontecem muito, muito lentamente. No entanto, o mais complicado é o facto de, numa das partes, os personagens terem nomes como Blue, Black, White e Brown e noutra o nome do autor (Paul Auster) fazer parte do enredo. O processo mental de criação dos personagens e dos lugares sofre com isso.

Não tendo sido mau, este livro está longe de estar nos meus preferidos. A parte positiva foi que deixou-me com uma enorme vontade de conhecer Nova Iorque (vontade essa que já existia, mas ficou mais fortalecida).

O próximo encontro literário está marcado com o Mia Couto. É o nosso primeiro encontro e, não exagero em dizer, que há muita, muita curiosidade da minha parte. Ele vai contar-me tudo sobre o seu Veneno de Deus, Remédios do Diabo.

2 Comentário(s):

The Star 9:19 da manhã, maio 14, 2009  

Já vais no livro de Setembro, certo? Acho que vais ter de reescalonar os teus projectos de leitura. ;)
Eu ando feita preguiçosa, se não fosse a saga do Twilight me entusiasmar tanto, acho que estaria há muito tempo sem pegar num livro. :s

Mary 10:37 da manhã, maio 14, 2009  

Star, eu tento ler pelo menos uma meia horita antes de ir para cama. Não dá para ser todos os dias, mas os livros também têm ajudado.
Força nisso!

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP