quinta-feira, 24 de julho de 2014

Matilde e a alimentação

Até à data, a princesa cá de casa é o que se pode chamar um bom garfo (ou no caso dela uma boa colher de silicone que se dobra para todos os lados). Sempre mamou bem, mas cedo o leite da mama deixou de ser suficiente (também não havia assim tanto) e, com quase 3 meses de vida, iniciou-se no leite adaptado.

Quando se parte para a alimentação "artificial" são muitas as marcas existentes no mercado e, parecendo que não, acabam por dificultar um bocado a decisão dos pais de primeia viagem. O ponto assente era que tinha de ser H.A. (hipoalergénico) e como queríamos comprar uma lata mais pequena para testar a reacção da cachopa, optámos pela Nutribén.

Leite adquirido. Instruções lidas. Próximo passo, e o que veio a revelar-se o pior: "ensinar" a miúda a "pegar" o biberão. Não foi tarefa fácil. Quando a minha irmã soube que estava grávida "impingiu-me" 2 biberões da gama natural da Philips Avent, cuja principal vantagem é reduzir as cólicas. Começamos a aprendizagem por esses.
Custou bastante e não havia forma de fazer a miúda beber leite da mama ou da Nutribén pelo biberão. Em desespero de causa, questionei o formato dos biberões da Avent e fui à procura de um com tetinas diferentes. Saí da Wells com menos 10€, um biberão da bébé confort (daqueles com as tetinas espalmadas de um lado) e algumas palavras de conforto e encorajamento da vendedora. Nada mudou. Voltámos à Avent e continuámos a insistir. Certo dia teve fome e, sem que nada o previsse, bebeu o leite sem fazer fita. Score!

Na consulta dos 4 meses, falou-se sobre a introdução de papa, sopas e frutas. Tendo em conta que o peso assim o permitia, o pediatra decidiu substituir uma refeição de leite por papa. Tinha de ser sem glúten e, como já estávamos a dar o leite da Nutribén, a escolha recaiu sobre o multifrutas sem glúten da mesma marca.
Docinha que só ela, a inclusão da papa na dieta aliementar foi um passeio no parque e ela ficou fã logo à primeira colherada. Durante duas semanas teve papa e leite no menu diário e depois começou nas sopas e frutas.

Próximo capítulo: a introdução da sopa e fruta na vida da princesa e dos pais.

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP