quinta-feira, 31 de julho de 2014

Matilde e a alimentação #2

Fazer sopa para bebés implica cozer os alimentos a vapor e triturá-los o mais possível. O mercado disponibiliza um vasto leque de soluções, umas mais caras e espectaculares que outras, mas assim que vi um video do robot multifunções da Philips Avent, nunca mais abri o ficheiro com a análise comparativa da bimby, yammi e cooki.

Próprio para confeccionar a comida dos bebés, esta maravilha funciona em três simples passos: 1) cozer a vapor, 2) virar e 3) triturar. Até à data, a única desvantagem que tenho a apontar-lhe é o facto de considerar que tem um copo pequeno: actualmente dá apenas para três doses.

Robot comprado e pronto a ser utilizado. Dispensa e frigorífico abastecidos. E agora? Após a primeiras e óbvias combinações de batata e cenoura, que fazer? Quais as proporcões de cada alimento? Por sugestão do pediatra, comprámos o livro do João Breda e da Maria Antónia Peças e tem sido um fartote de receitas e experiências. Apesar de ser carote (24,40 €), pode ser considerada uma boa compra tendo em conta que tem receitas para crianças até os 3 anos de idade (cerca de 8,133 € por ano). Mais do que receitas, o livro contém textos sobre a importância de cada alimento nas diferentes etapas de crescimento de um bebé.
Depois de alguns problemas com a introdução da batata, que acabou por ser substituída pela batata-doce durante as primeiras sopas, a dieta alimentar da princesa já incluí:
  • Tubérculos e legumes: batata, cenoura, batata-doce, abóbora, alho-francês, nabo, alface, cebola, bróculos, courgete, mandioca, feijão-verde e beringela;
  • Carnes: frango, perú, borrego e coelho;
  • Frutas: maça, pera, papaia, manga e melão.
Agora com os 6 meses feitos, para além de duas refeições de sopa e um lanche que vai alternando entre papa, fruta ou iogurte, é necessário também fazer a introdução do glutén. A papa continua a ser da Nutribén, agora com glutén, e a escolha do iogurte recaiu sobre o "o meu primeiro iogurte" da Danone (num leque muito reduzido de escolhas).
So far, não fez reacção a nenhum alimento e não é esquisita com a comida. É certo que há sopas que gosta menos, mas quem lhe dá frutinha, dá-lhe tudo.

2 Comentário(s):

Unknown 1:49 da tarde, novembro 02, 2016  

OLa, consegue saber onde posso arranjar esse livro, ja tentei online, Bertrand, Wook e ate na editora do livro e tudo esgotado :(

Mary 1:57 da tarde, novembro 02, 2016  

Susana, pode encontrar o livro aqui: https://www.wook.pt/livro/1-2-3-uma-colher-de-cada-vez-varios/11916990 (é de onde eu mando vir quase todos os meus livros)

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP