terça-feira, 17 de abril de 2012

Os Reinos do Caos

(Contém spoilers para quem não leu os livros I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX) 

Título original: A Dance with Dragons
Género: Fantasia
Autor: George R. R. Martin
Ano: 2011

Sinopse: O inverno aproxima-se de um mundo mergulhado no caos. No norte dos Sete Reinos está iminente uma batalha decisiva pelo que resta do antigo domínio dos Stark. Ainda mais a norte, Jon Snow luta por encontrar um equilíbrio entre as tradições da Patrulha da Noite e o que o seu instinto lhe diz ser o caminho correto a seguir. A sul, velhas alianças esperam o tempo certo para serem reveladas, enquanto os homens de ferro assolam os mares e as costas dos domínios Tyrell. Do outro lado do mar estreito, tudo converge para a Baía dos Escravos, onde Daenerys Targaryen tarda em ganhar a paz na inquieta cidade de Meereen. E os dragões? Qual será o seu papel no meio de tudo isto? Muitos estão certos de que a tão temida reconquista de Westeros está prestes a começar... (in Wook)

No Norte, o nome e poderio Stark tem cada vez menos peso. Na muralha, Jon Snow trava batalhas com os seus irmãos da patrulha da noite, em consequência da sua decisão de receber os selvagens. Em Porto Real, Cersei enfrenta os seus inimigos óbvios e menos óbvios, enquanto Daenerys Targaryen continua na Baía dos Escravos à espera do momento propício para abondonar os seus filhos e recuperar o seu reino. Será possível?
Para si, Victarion reclamou as sete melhores raparigas. Uma tinha cabelo louro arruivado e sardas nas mamas. Uma rapava-se toda. Uma tinha cabelos e olhos castanhos e era tímida como um rato. Uma tinha os maiores seios que vira na vida. A quinta era coisinha pequena, com um cabelo negro e liso e pele dourada. Os seus olhos eram da cor do âmbar. A sexta era branca como leite, com anéis de ouro nos mamilos e nos lábios de baixo, a sétima era preta como tinta de uma lula.
Tal como no volume anterior, embora agora com outro grupo de pessoas, o presente livro leva-nos a passear pelas mais variadas frentes de batalhas e alinhamento de estratégias para aquela que será a verdadeira guerra ao trono dos Sete Reinos.

Algumas partes da história continuam a surpreender, mas são mais as partes que parecem estar lá apenas para encher mais umas páginas. Ao 10º volume, já não há muito a acrescentar sobre a escrita do George R. R. Martin. O facto de estarmos já tão habituados a essa escrita, faz com que toda a satisfação da leitura recaia sobre a capacidade do autor continuar a tecer um excelente e surpreendente enredo.

Depois de chegar ao fim deste livro, confirmei a sensação, e quem sabe alguma vontade, que o senhor Martin devia apressar e escrever a última parte do livro e terminar de vez a história destes personagens que tanto adoro acompanhar.
A cada volume que leio, fico mais certa que prolongarão a história de tal forma que passarei a detestá-la.
(2/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP