Os Jogos da Fome
Título original: The Hunger Games
Género: Romance
Autor: Suzanne Collins
Ano: 2008
Sinopse: Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica. (in Wook)
De América do Norte a Panem. Constituída por 12 Distritos e pelo Capitol, onde se encontra o poder e os governantes, a pacífica Panem já viveu dias de guerra quando viu a sua governação ser contestada por um grupo de rebeldes. Com vista a manter a soberania intacta e mostrar a força do Capitol, todos os anos são escolhidos 1 rapaz e uma rapariga de cada Distrito, com idades superior a 12 anos, para combater nos Jogos da Fome.
Quando a irmã de apenas 12 anos é escolhida, Katniss Everdeen oferece-se como voluntária e parte, juntamente com Peeta Mellark, para representar o Distrito 12 nos 74º Jogos da Fome.
Num jogo onde só um pode vencer e ser vencido significa morrer, a palavra de ordem é sobreviver.
É a Primrose Everdeen.A premissa inicial do livro é muito boa: a acção que decorre no futuro, a vida após um evento apocaliptíco e um grupo de jovens numa arena a matarem ou morrerem, enquanto as pessoas assistem em suas casas, como se de um reality show se tratasse.
Um dia, quando estava escondida numa árvore, esperando sem me mexer que passasse algum animal, adormeci e caí de uma altura de três metros, aterrando de costas no chão. Foi como se o choque me tivesse esvaziado os pulmões, e fiquei ali deitada esforçando-me por inalar, por exalar, por fazer qualquer coisa.
Em cada par representante nos jogos, há a personificação de um Distrito e, à medida que vão aparecendo na história ou interagindo com os personagens principais, Suzanne Collins aproveita para contar mais alguma coisa sobre o Distrito em causa. Para uma melhor compreensão dos jogos e da organização de Panem, a autora vai levantando o véu sobre algumas das outras consequências da revolta dos rebeldes.
As acções, diálogos e recordações de Katniss dão a conhecer as experiências e vivências de uma jovem que perdeu o pai numa explosão da mina, que é o sustento da família, que quebra algumas regras do Capitol para cuidar da mãe e da irmã, que tem um amigo muito especial, que é impulsiva, que diz o que pensa, que detesta injustiças, etc.
Peeta Mellark, tendo nascido no seio de uma família de padeiros, não passou pelas mesmas dificuldades que a companheira de Distrito. Fez-se um rapaz criativo, com o dom da palavra, afável e muito simpático.
A escrita é muito simples e acessível, a maioria dos personagens são interessantes, o enredo é bastante original e agradou-me imenso a perpectiva futurista da história.
0 Comentário(s):
Enviar um comentário