terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Em Chamas

(Contém spoilers para quem não leu o Volume I)

Título original: Catching Fire
Género: Romance
Autor: Suzanne Collins
Ano: 2009

Sinopse: Depois de no primeiro volume Katniss se oferecer para substituir a irmã mais nova nos Jogos da Fome, que têm como lema «matar ou morrer», contra todas as expectativas, não só Katniss Everdeen venceu os Jogos da Fome, como pela primeira vez na história desta competição dois tributos conseguiram sair da arena com vida. Os dois jovens Katniss e Peeta tornaram-se agora os rostos de uma rebelião que nunca esteve nos seus planos. E o Capitólio não olhará a meios para se vingar… Um ritmo constante de adrenalina numa obra que promete tornar-se uma das leituras mais viciantes do ano. (in Wook)

Contra todas as odes e regras dos Jogos da Fome, Katniss e Peeta saem da arena juntos, vivos e, para todos os efeitos, apaixonados. A encenação do envenenamento conjunto, como último acto do jogo, cai muito mal entre os patrocinadores e acaba envergonhando o Capitólio e os seus governantes. Ao sentirem-se desafiados pelos jovens vencedores, os governantes fazem de tudo para evitar uma rebelião, o que implica vigiar todos os passos de Katniss e Peeta. Que futuro está reservado para os dois sobreviventes dos 74º jogos da fome?
Olho para os meus pés e vejo que a placa de metal está rodeada de ondas azuis que me batem nas botas. Ergo os olhos lentamente e vejo a água que se estende em todas as direcções.
Só consigo formular um pensamento claro.
Isto não é lugar para uma rapariga em chamas.
Depois de ler o primeiro volume, a pergunta "e se o próximo volume for mesmo muito bom com surpresas espectaculares sobre Katniss e o Distrito 12?" ficou a martelar-me na cabeça e como o livro já estava na minha estante, resolvi arriscar. Soube-me a pouco e, honestamente, se há uma parte de mim que quer repetir o pensamento anterior, a outra questiona o que poderá a autora fazer de diferente pra voltar a captar a minha atenção e vontade de continuar a leitura.

Depois de terminado os jogos, os vencedores fazem a ronda da vitória pelos vários distritos de Panem. A cada paragem, é-nos disponibilizada mais algumas informações sobre o Distrito, as suas pessoas e como a vitória de Katniss e Peeta foi e continua a ser vivenciada. Aqui o único pecado foi a quantidade de repetições.

Fora da arena, os jovens têm de manter a farsa sobre a paixão que os une devido às possíveis represálias do Capitólio. Aproveitando este cenário, Collins resolve adicionar ao enredo um triângulo amoroso um tanto ou quanto insonso e que, na minha opinião, não resulta.

Nada podia ter-me preparado para o desfecho, ou seja, para a tão esperada vingança do Capitólio. Não me entendam mal, não fui surpreendida no bom sentido, mas sim no sentido de pensar "oh, não! Suzanne Collins, será que não conseguias sair com nada mais interessante ou pelo menos diferente?"
(3/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP