quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Daqui a Nada

Título original: Daqui a Nada
Género: Romance
Autor: Rodrigo Guedes de Carvalho
Ano: 1992

Sinopse: Romance de maturidade invulgar na apreciação de uma época, de uma geração e de uma mentalidade. (in Wook)

Solidão. Personagens que embora acompanhados, sentem-se sempre sós porque, entre outras coisas, falha a comunicação e consequentemente, o amor ou a amizade.
Marta, mãe de Rita, é casada com Pedro que é dado como morto, em Angola, durante a guerra colonial. Ao julgar o marido morto, Marta envolve-se com um amigo deste. Quando menos se espera, Pedro "ressuscita", regressa, afasta-se da mulher e filha e conhece Paula.
As marcas de guerra colonial e a traição da mulher, empurram Pedro para um poço solitário e sem fim à vista.

Não percebeste nada, continuas a não perceber nada, não é do hotel que me vou embora, não é deste quarto excessivamente luxuoso, excessivamente impessoal como tu me pareces nesta manhã, como tu finalmente pareces, vou-me embora de mim, repara, olha para mim, não acredito que não mo leias nos olhos, na transpiração aflita das mãos, não acredito que não notes, (...)
Sempre que preciso desanuviar da leitura dita mais simples, romanceada e de história corrida, pego, invariavelmente, num livro do Gabriel García Márquez ou do Rodrigo Guedes de Carvalho. A minha adoração pelo primeiro é mais que conhecida, mas Guedes de Carvalho tem vindo a crescer em mim e não há como ficar indiferente ao saber que ele escreveu este livro com apenas 20 anos de idade.

O enredo tecido pelo autor expõe as dificultades e desafios que personagens como Marta, Pedro, Rita, Paula, etc. enfrentam para tentar manter e preservar as relações que vão construindo durante a vida e que estão constantemente a passar por provações mais ou menos complicadas ou difíceis de perdoar e esquecer.

A presente obra é um livro pequeno, tendo em conta o número de páginas, e de leitura fácil principalmente para os leitores já estão familiarizados com a escrita do autor.
Para ler e pensar.
(4/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP