quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A Sombra do Vento

Título original: La Sombra del Viento
Género: Romance
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Ano: 2001

Sinopse: Numa manhã de 1945 um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da cidade velha: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona.
Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, "A Sombra do Vento" é sobretudo uma trágica história de amor cujo o eco se projecta através do tempo. Com uma grande força narrativa, o autor entrelaça tramas e enigmas ao modo de bonecas russas num inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, numa intriga que se mantém até à última página. (in Wook)

Daniel Sempere é uma criança triste e solitária que sofre porque não consegue lembrar-se do rosto da falecida mãe. Certa madrugada, Daniel é levado pelas mãos do pai a conhecer uma biblioteca secreta de nome Cemitério dos Livros Esquecidos, onde descobre o livro A Sombra do Vento de Julián Carax. Daniel lê o livro sem interrupções, fica fascinado e inícia uma procura por outros livros do escritor.
Durante a procura, Daniel conhece várias pessoas, entre elas o livreiro Dom Gustavo Barceló e a sua filha invisual, Clara Barceló, Fermín, Fumero, Bea, etc., lugares e histórias que irão marcar para sempre a sua ainda jovem vida.

De livros malditos, do homem que os escreveu, de uma personagem que se escapou das páginas de um romance para o queimar, de uma traição e de uma amizade perdida. É uma história de amor, de ódio e dos sonhos que vivem na sombra do vento.
Na minha opinião, o melhor desta obra são os personagens. Não desfazendo o enredo, acredito que o que dá força à história são as particularidades de cada um dos personagens, desde o sarcástico, amigo e divertido - Fermín Romero de Torres - até ao bruto, covarte e monstro - Javier Fumero - ou à misteriosa e cheia de segredos - Nuria Monfort.

O enredo é cativante e muito envolvente. Aquilo que começa por ser uma simples procura por mais livros de Julian, acaba tomando contornos sinistros com a vida do pequeno Sampere e daqueles que o rodeiam a imitar a vida de Carax.

Zafón apresenta uma obra acessível, com personagens singulares, emoções fortes, passagens marcantes, supense e algum humor.

Barcelona. Periodo pós-guerra civil. Amor. Ódio. Romance. Amizades. Traição. Mortes. Sofrimento. Vingança. Livros. Aventuras.

(4/5)

2 Comentário(s):

Kris 11:15 da tarde, fevereiro 17, 2011  

Estava curiosa sobre o que ias escrever sobre o livro. Já me tinha esquecido como tinha adorado o Fermín.

Foi o primeiro que li em Espanhol e estava com algum receio.
Mas a escrita é fácil e o livro tem muito suspense. No entanto não gostei muito dos últimos capítulos, por isso ainda não sei se estou com vontade de ler o Jogo do Anjo ou não.
Humf.

Mary 10:20 da manhã, fevereiro 18, 2011  

Kris, eu gostei bastante do livro e achei o Fermín um personagem muito cativante. Eu li a tradução para PT e acredito que deve ter sido uma melhor experiência ler a versão original do livro.

Ao contrário de ti, estou muito curiosa para ler O Jogo do Anjo.

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP