segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A Chave para Rebecca

Título original: The Key to Rebecca
Género: Romance
Autor: Ken Follett
Ano: 1980

Sinopse: Norte de África, Verão de 1942. Rommel parece imbatível: as suas armas secretas são Alex Wolff, espião exímio, e um código fatal enterrado nas páginas do romance de Daphne de Maurier, Rebecca. Wolf cruza o Sara escaldante e entra no Cairo para roubar os planos militares britânicos. O major Vandam, no seu encalço, encarrega a encantadora Elene de o seduzir. À medida que as tropas de Rommel se aproximam da vitória, a perseguição desenrola-se no deserto até chegar a um confronto impressionante e explosivo. (in Wook)

Infiltrado em terreno inimigo, o espião Alex Wolff serve-se do romance Rebecca, do autor Daphne de Maurier, para passar informações, roubadas aos britânicos, para os inimigos que se encontram sobre o comando de Rommel.  A fazer tudo para contrariar os planos de Alex, está o major Vandam que, devido às dificuldades encontradas na perseguição do esguio espião, recorre à ajuda de Elene, a quem cabe a responsabilidade de seduzir o espião e assim ajudar o major a descobrir os seus planos.
Cairá Alex nas teias de Elene e fazer com que todo o seu esforço tenha sido em vão?

Os soldados construíram uma coisa em madeira chamada um catafalso. Não sei o que é um catafalso, mas serve para enforcar as pessoas. Não sei o que acontece às pessoas quando são enforcadas. Alguns dos habitantes da aldeia foram enforcados e os outros açoitados. Sei o que é ser açoitado. É a coisa pior do mundo. Pior até que ser enforcado, acho.
(extracto retirado da pág. 92)

Depois de Os Pilares da Terra - Volume I e Volume II e do O Terceiro Gémeo, livros que gostei bastante de ler, resolvi apostar em mais uma obra de Ken Follett. Embora não seja um tema que aprecie particularmente, a escolha recaiu sobre esta história que tem como pano de fundo o mundo da espionagem militar onde não faltam estratégias para enganar e despistar os enimigos e levá-los a cometer erros que podem custar derrotas ou vitórias nos campos de batalha.

A par do mundo dos planos militares, através das figuras do major William Vandam e do espião alemão Alex WolffFollett leva-nos a dar uma volta por Egito e a conhecer alguns aspectos do seu povo. Nesta viagem, somos confrontados com um mundo de erotismo e sensualidade, através de Sonja, uma bailarina local cuja atenção é cobiçada por todos os homens, e um mundo de sonhos e esperança, representados por Elene Fontana, uma judia  fugida à procura de uma vida melhor.

Este é um livro de leitura fácil, com algum suspense, alguma previsibilidade, mas também com a capacidade de agarrar o leitor e fazê-lo querer chegar à última página para conhecer o desfecho que o autor reservou para cada um dos  principais personagens da trama.
(3/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP