segunda-feira, 5 de novembro de 2012

12 Erros que Mudaram Portugal

Título original: 12 Erros que Mudaram Portugal
Género: Não Ficção / História / Humor
Autor: Rui F. Baptista, João Vasco Almeida
Ano: 2008

Sinopse: Sabiam que D. Afonso Henriques não bateu na mãe mas sim no amante dela? Alguma vez imaginaram que o Papa João XXI, que era português, se enganou no número que escolheu para colocar à frente do seu nome? Ou que, foi um rei o maior criador de ratos da Europa?
Estes são alguns factos curiosos revelados em 12 erros que mudaram Portugal, o livro que passou a pente fino a História de Portugal, "à procura das grandes mentiras, dos idiotas que governaram o País e das trapalhadas que estão na génese daquilo que hoje conhecemos como bravo povo lusitano". O livro resultou da pesquisa nas mais conceituadas fontes históricas, analisando cada um dos episódios de forma simples mas eficaz, mostrando o que de errado se passou em 800 anos de Portugal. (in Wook)

Erros como o de D. Afonso Henriques, do Papa João XXI, do D. Fernando, das descobertas, em geral e da descoberta do caminho das índias e do Brasil, em particular, da expulsão dos judeus durante o reinado de D. Manuel I ou o início do cultivo da batata são alguns exemplos de uma lista de 12 erros que os autores analisaram e destacaram como sendo responsáveis por, em diferentes momentos da História, ter alterado o rumo de Portugal.

Houvesse na década de 1910 jornais gratuitos e, principalmente, folhetos de supermercado, e apostamos consigo que a Dica da Semana estaria cheia de propaganda republicana, muito mais viral do que qualquer aparelho para emagrecer. Imagine assim o leitor que, nos semáforos da cidade, cada manhã, uma quantidade enorme de ardinas republicanos se chegava à janela do seu cavalo - passe a imbecilidade - e lhe atirava lá para dentro o Destak cheio de produtos únicos, como o amassador de pão, agora com verdadeiras pás republicanas...
(extracto retirado da pág. 141)

Como os próprios autores fazem questão de referir no capítulo de introdução da obra, este levantamento vale o que vale, não deve ser levado ao pé da letra, não tem a pretensão de chamar ignorantes ou burras às pessoas que os cometeram e, mais importante que tudo, o leitor não deve pensar que está perante um livro de História de Portugal.

Recheado de muito humor, sem faltar uma boa quantidade de exageros e num discurso dirigido ao leitor, os autores Rui F. Baptista e João Vasco Almeida enumeram, ao longo de aproximadamente 200 páginas, alguns dos erros, cometidos por reis e governantes portugueses, que eles consideram como os principais influenciadores do desfecho de alguns momentos da História de Portugal.

A obra é apenas uma forma muito divertida de conhecer, para quem não conhece, ou relembrar alguns factos sobre a História de Portugal.
(3/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP