domingo, 29 de julho de 2012

As Sereias do Mindelo

Título original: As Sereias do Mindelo
Género: Romance
Autor: Manuel Jorge Marmelo
Ano: 2008

Sinopse: Depois de ter vivido uma depressão motivada por um desgosto de amor, um homem julga apaixonar-se, sucessivamente (à medida das suas viagens por Angola, Açores, Brasil ou Galiza), por várias mulheres que acabam por estar relacionadas com o Mindelo, a capital da ilha de São Vicente, Cabo-Verde. A sua busca leva-o a imaginá-las como sereias, e a lidar com a Ana, Priscila, Mireille, Luciana ou Lucirene Patrícia como se fossem mulheres intocáveis, habitantes de um mundo sem perversidade, violência ou traição. Mas a realidade é totalmente diferente - as sereias do Mindelo são, afinal, puro pecado. (in conta-capa do livro)

Depois de sofrer um desgosto de amor, o personagem principal parte em descoberta de outras mulheres para de novo entregar-se e encontrar a felicidade outrora perdida. Destinos como Angola, Cabo-Verde, Açores e Brasil voltam a colocá-lo em contacto com mulheres singulares que acabam por revelar-se autênticas quebra-cabeças e fontes de felicidade e sofrimento.

Isto é uma coisa que me confunde. Cresci pensando que havia mulheres que haviam de ser nossas mães, namoradas, irmãs e esposas e que, à parte dessas, havia as putas. Hoje parece que as mulheres querem ser tudo ao mesmo tempo e ainda profissionais, independentes, emancipadas, desejáveis e mais não sei o quê. As mulheres, e a verdade é esta, confundem-me bastante e não sei se é por serem bipolares ou apenas por terem mudado demais.
(extracto retirado da pág. 14 e 15)

As sereias do Mindelo personificam, não só as mulheres que cruzaram a vida, imaginação ou sonhos do narrador, mas também todas as mulheres e as suas complicadas vidas, que, tal como pode ler-se no extracto escolhido, o personagem principal não consegue perceber se é bipolaridade ou se as mulheres de antigamente eram mais fáceis de entender.

Pensado inicialmente para ser um conjunto de contos, a história deste homem e das "suas mulheres", muitas vezes estranha e sem nexo, é uma ode às mulheres. Estas sereias de Manuel Jorge Marmelo representam as mulheres que esperam e fazem de tudo para arranjarem casamento com um estrangeiro e poder fugir da vida das ilhas, das mulheres cujos maridos estão emigrados e têm de manter uma imagem imaculada de esposa fiel ou de mulheres que depois de viúvas é esperado que vivam para sempre à sombra da felicidade passada e não pensem em voltar a arranjar alguém.

Gostei da forma de escrever do autor e do facto do narrador fazer crer o leitor que este é um romance que nunca escreverá por não se considerar um escritor a sério.
Na minha opinião, não é um livro de leitura fácil por causa das várias partes parecerem desconexas o que exige muita concentração para identificar e acompanhar o fio condutor que as une.
(3/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP