sábado, 19 de maio de 2012

A Mente Louca dos Grandes Líderes Mundiais

Título original: A First-Rate Madness: Uncovering the Links Between Leadership and Mental Illness
Género: Estudo
Autor: S. Nassir Ghaemi
Ano: 2011

Sinopse: Neste livro, o psiquiatra Nassir Ghaemi apresenta-nos uma visão inovadora e polémica sobre as poderosas ligações entre doença mental e liderança e avança com uma tese controversa: as principais características dos que sofrem de perturbações de humor - realismo, empatia, resiliência e criatividade - são também as que fazem deles os melhores líderes em tempos de crise. Churchill, Bush, Kennedy, Luther King, Ghandi são alguns dos líderes observados por este autor num livro apaixonante. (in Wook)

Nassir Ghaemi promete, através da análise das vivências e medidas tomadas por alguns dos mais conhecidos e controversos líderes mundiais, mostrar que um um líder que sofre de perturbações mentais, ou seja, que é portador de algum tipo de doença mental, pode ser uma mais valia em momentos de crise.
Uma viagem ao mundo controverso e secreto das doenças mentais, usando como sustentação características da personalidade como realismo, empatia, resilência e criatividade e os quatro indicadores da presença de perturbações mentais: sintomas, genética, curso da doença e tratamento.

Aristóteles terá sido o primeiro a especular sobre a relação entre a genialidade e a loucura, há dois mil e quinhentos anos, e no auge do Romantismo, no século XIX, o psiquiatra italiano Cesare Lombroso definiu a relação como obrigatória, quase traduzível por uma simples equação: Loucura = Genialidade.
Nassir Ghaemi tem uma teoria: momentos de crise requerem líderes com doenças mentais, enquanto que momentos de paz, requerem líderes com saúde mental. Como prová-la?
Como início de conversa, é preciso perceber o que é doença mental. Estudou diversos líderes mundais, do passado e também do presente, e analisou os seus comportamentos, não só enquanto detentores de posições de liderança, mas também durante a infância e adolescência, bem como as doenças na família, os problemas que tenham enfrentado, os traumas que possam ter passado ou obstáculos que tenham transpostos em algum momento das suas vidas.

O sonho de Luther King, a resilência de Roosevelt depois de contrair poliomielite, as loucas decisões de Hitler, as estratégias criativas do General Sherman, a doença desconhecida de Kennedy ou as tomadas de posições de Bush e Blair depois do 11 de Setembro são apenas alguns dos exemplos da extensa lista de líderes analisados por Ghaeme.

Um livro diferente que leva-nos a conhecer uma outra realidade sobre as doenças mentais e a ter uma visão diferente sobre os seus portadores e sobre a própria doença.
(4/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP