quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dei-te o Melhor de Mim

Título original: The Best Of Me
Género: Romance
Autor: Nicholas Sparks
Ano: 2011

Sinopse: Este novo e aclamado romance de Nicholas Sparks conta a história emocionante de Amanda e Dawson, dois adolescentes envolvidos na mágica experiência do primeiro amor. Contudo, sob a pressão familiar e social, são obrigados a seguir vidas distintas. Somente vinte e cinco anos mais tarde voltam a encontrar-se, por altura da morte do único homem que tinha protegido o jovem casal apaixonado. E se para ambos o amor de outrora se revela intacto, confrontam-se inevitavelmente com as escolhas feitas e os compromissos assumidos. Qual então o sentido daquele encontro, se nada podia mudar o passado? (in Wook)

Amanda e Dawson apaixonam-se, durante a adolescência, mas quiz o destino, as desigualdades de oportunidades e status familiares que o romance deles não tivesse pernas para andar. Os jovens acabam por seguir caminhos bastante diferentes.
Passaram-se 25 anos e morre o homem que ajudou Dawson na adolescência e serviu de fada madrinha para o romance dos dois. Amanda e Dawson regressam ao lugar onde se conheceram, conviveram e apaixonaram-se.
O que fazer agora à bagagem que carregam com as escolhas que fizeram e tudo que vivenciaram nos últimos 25 anos? Poderá o passado ser apenas passado?

Quero acordar ao teu lado de manhã, quero passar as noites a olhar para ti do outro lado da mesa de jantar. Quero partilhar contigo todos os pormenores mais mundanos do meu dia e ouvir cada detalhe do teu. Quero rir-me contigo e adormecer contigo nos meus braços. Porque não és apenas uma pessoa que amei em tempos. Eras a minha melhor amiga, trazias ao de cima o melhor que havia em mim e não consigo imaginar desistir disso outra vez. - Hesitou, procurando as palavras certas. - Podes não perceber, mas dei-te o melhor de mim e nunca mais nada voltou a ser igual quando partiste.
Baseado nos encontros e desencontros de um casal que viveu um intenso primeiro amor, mas que, depois de escolher caminhos diferentes, acabou construíndo uma vida onde o outro não teve um papel activo. Os personagens principais deparam-se com escolhas complicadas: lutam contra a vontade de ceder ao amor e assim não causar sofrimento às outras pessoas das suas vidas ou retomam o romance que nunca lhes foi permitido viver?

Romance. Separação. Escolhas.

Mais um enredo semelhante ao que o Nicholas Sparks tem habituado os seus leitores. Lembro-me de ter lido uma teoria sobre a receita dos livros de Sparks e era qualquer coisa como: envolve-se um homem e uma mulher até ficarem apaixonados (normalmente não é preciso esperar muito tempo); para que o amor seja proíbido, adiciona-se uma restrição e pode ser em forma de doença, desavenças familiares, ricos versus pobres, exército, etc; o que se espera a seguir é um conjunto de encontros e desencontros que vão ditar se o homem e a mulher vão ser felizes para sempre ou se cada um vai seguir a sua vida. 
No final, o autor pode dar um doce ao leitor em forma de um qualquer twist introduzindo, na maior parte das vezes, o factor surpresa no enredo.

Nada de novo, surpreendente ou mesmo estimulante. Este é um daqueles livros que se lê num fôlego e não exige grande concentração ou disponibilidade do leitor.
(2/5)

1 Comentário(s):

Anónimo 9:01 da tarde, junho 12, 2012  

A citação é de que pág ?

obrigada !

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP