quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Meu Pé de Laranja Lima

Género: Romance

Título original: Meu Pé de Laranja Lima
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Ano: 1968

Sinopse: «O leitor vai-se encontrar com a história comovente do menino Zezé, de seis anos, garoto pobre, inteligente, sensível e carente. Carente de um afeto que não encontra na família, o endiabrado garoto sai pelas ruas fazendo mil travessuras...» . (in Wook)


Zéze é um menino inteligente e super interessado em aprender coisas novas. Com apenas 5 anos de idade, embora gostasse de anunciar que tinha 6, era traquinas e com uma fértil imaginação que estava sempre a meter-lhe em confusões. Obrigados a mudar de casa, devido ao desemprego do pai e, após todos os irmãos terem escolhido as melhores árvores, calha a Zezé um pequeno e nada esbelto pé de laranja lima. Tornam-se nos melhores amigos e juntos vivem as mais fantásticas aventuras.
No entanto, é com o amigo Portuga que o inteligente menino vive o seus melhores e piores momentos e sentimentos, na sua tão jovem existência.
A verdade, meu querido Portuga, é que a mim me contaram as coisas muito cedo.
Li este livro pela primeira vez ainda era uma dolescente. Foi-me recomendado por uma amiga que apenas chegou ao pé de mim e disse: "tens de ler este livro". Li-o. Adorei-o.
Pela simplicidade da linguagem. Pelo enredo. Pela mensagem. Pelo Zéze. Pelas suas traquinices e extrema inteligência. Pela amizade. Pela família.

Hoje, mais de uma dezena de anos depois, quem lê o livro é uma mulher madura, experiente e com mais bagagem emocional. Poucas coisas mudaram em relacção à primeira vez.
Apesar de receber o contéudo do livro de forma diferente, a história e a mensagem do mesmo continuam intemporais e para todas as idades.

Assim como O Principezinho, este livro será mais um dos muitos a oferecer ao meu filho.

(4/5)

1 Comentário(s):

meldevespas 10:11 da manhã, outubro 08, 2010  

concordo com tudo o que dizes sobre o livro em questao. ate com a ultima frase :DD, os meus filhos mais velhos tb ja leram, ela inclusive mais que uma vez. ´´e de uma doçura sem fim este livrinho e eu que ja passei dos 40 e ja li e reli o Zeze umas quantas vezes, nao consigo deixar de deixar o livro ensopado de lagrimas de cada vez que me junto a ele. Uma delicia.

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP