segunda-feira, 20 de abril de 2009

Book@Julho

Título: Crónica de uma Morte Anunciada, de Gabriel García Márquez
Sinopse: Vítima da denúncia falaciosa de uma mulher repudiada na noite de núpcias, o jovem Santiago Nasar foi condenado à morte pelos irmãos da sua hipotética amante, como forma de vingar publicamente a sua honra ultrajada e sob o olhar cúmplice ou impotente da população expectante de uma aldeia colombiana: é esta a história verídica que serve de base a este romance, e que, logo nas suas primeiras linhas, é enunciada. A capacidade de Gabriel García Márquez em reconstruir um universo possuído pela nostalgia, mágica e encantatória da infância e a sua genial mestria em contar histórias fazem deste romance mais uma das obras-primas que consagraram definitivamente este autor. (in Wook)

Quando começamos a ler o livro, sabemos, de antemão, para o que vamos. A morte de Santiago é um dado adquirido. Todo o seu percurso, no dia seguinte ao casamento de Bayardo San Roman e Ângela e na manhã em que o bispo visita a cidade, conduz-nos ao seu inevitável encontro com os gêmeos e, consequentemente, com a sua morte. Uma morte que todos sabem estar prestes a acontecer, mas poucos têm interesse ou vontade de avitá-la.
O narrador da crónica é alguém que conheceu Santiago e, ao longo do livro, apresenta-nos todos os personagens que, directa ou indirectamente, estiveram envolvidos na morte de Nasar.

O livro é pequeno (136 páginas) e lê-se num fôlego. Apesar de García Márquez continuar com os nomes complicados e palavras esquisitas, confesso que este foi o livro do autor que tive menos dificuldade em entender.
Quando acabar a colecção Nicholas Sparks, compro todos os livros de Gabriel García Márquez.

Book@Agosto: o livro que se segue é do senhor Paul Auster: A Trilogia de Nova York. Comprei o livro numa colecção da revista Sábado e andava cá por casa, por isso, resolvi lê-lo. Espero não me arrepender. Alguém já leu algum livro do autor?

6 Comentário(s):

Kelle 12:09 da tarde, abril 21, 2009  

Lê depressa o do paul Auster que se gostares a FNAC está com promoção nos livros dele, é um Leve 2 e Pague 1! Pode ser que valha a pena :)
Tenho dois livros do Gabriel Garcia Marquez na minha lista de TO READ :) Várias pessoas já me disseram que gostaram dos livros dele!

Mary 10:37 da manhã, abril 23, 2009  

Kelle, penso que já não irei a tempo, mas obrigada pela dica.
Das poucas páginas que li, tenho a dizer que gosto da escrita e é criativa.

Carla 10:39 da manhã, abril 24, 2009  

Não li esse livro de GGM, mas há uns anos atrás vi o filme e gostei imenso...

Mary 10:41 da manhã, abril 24, 2009  

Carl@, não sabia que existia um filme baseado neste livro. Vou tentar arranjá-lo.

evidente.mente 12:16 da manhã, abril 25, 2009  

Li Triologia já há alguns anos e já não me lembro de nada excepto: gostei...

Mary 12:52 da manhã, abril 25, 2009  

Ishia, obrigada pela visita. EU também estou a gostar. Um bocado mirabolante e tal, mas o que seria da vida sem estas coisas?

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP