quinta-feira, 16 de maio de 2013

As Luzes de Leonor

Título original: As Luzes de Leonor
Género: Romance
Autor: Maria Teresa Horta
Ano: 2012

Sinopse: Um romance sinfónico sobre a Marquesa de Alorna, Leonor de Almeida Portugal, neta dos Marqueses de Távora, uma figura feminina ímpar na história literária e política de Portugal. A grande escritora Maria Teresa Horta, persegue-a e vigia-a nos momentos mais íntimos, atraída pela desmesura de Leonor, no seu permanente conflito entre a razão e a emoção. Acompanha-a no voo de uma paixão, que seduz os espíritos mais cultos da época, o chamado "século das luzes", e abre as portas ao romantismo em Portugal.
Um maravilhoso e apaixonante romance sobre a extraordinária e aventurosa vida da Marquesa de Alorna. (in Wook)

A minha determinação no sentido de não aceitar as ordens de meu Pai, que me queria casar com quem eu não gostava, salvou-me de ser uma mulher infeliz para o resto da vida como aconteceu com Maria.
Firmeza mantida por mim com especial afinco, e que desde sempre causou raiva e surpresa a quem pretendeu controlar-me o passo, conduzir-me as ideias, dominar-me a vontade, submeter-me o pensamento. Na tentativa de me governarem tanto os sentimentos como a razão.
(extracto retirado da pág. 170)

A escrita. Ao longo de mais de um milhar de páginas, Maria Teresa Horta, usando de uma escrita poética, leva os leitores a conhecer a vida de Leonor, num percurso que começa quando é presa com a mãe e a irmã Maria no convento de Chelas, passando pelos dias de rebeldias durante a juventude, pelas aventuras pela Europa, o casamento e os filhos, o regresso a Portugal e os seus dias de viúvez. A personalidade, a forma de pensar, o modo de vida e os trejeitos de Leonor são esmiúçados ao longo do livro, em descrições que não deixam esconder a admiração/paixão avassaladora da autora pela Marqueza de Alorna.

As repetições. A meu ver, são a principal razão do exagerado número de páginas. Nas primeiras páginas o leitor já tem o perfil de Leonor traçado. No entanto, ao longo do livro, a autora não perde uma oportunidade de voltar a dedicar parágrafos realçando este ou aquele aspecto da vida de Leonor, tornando a leitura repetitiva, maçadora e com pouco conteúdo. Fica-se com a sensação de releitura.

Um passeio pela História portuguesa.

Sugerida pela sogra, esta leitura deixou-me com curiosidade de experimentar outro livro da Maria Teresa Horta e assim poder para tirar as dúvidas criadas pela presente obra.
(3/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP