quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A Tormenta de Espadas

(Pode contém spoilers para quem não leu os livros I, II, III e IV)

Título original: A Storm of Swords
Género: Fantasia
Autor: George R. R. Martin
Ano: 2000

Sinopse: Os Sete Reinos estremecem quando os temíveis selvagens do lado de lá da Muralha se aproximam, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas. Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, encontra-se entre eles, debatendo-se com a sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar.
Todo o território continua a ferro e fogo. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será ele capaz de vencer as mais subtis, que não se travam pela espada? A sua irmã Arya continua em fuga e procura chegar a Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçado como ela terá dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam.
Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra, e Sansa, livre do compromisso com o rapaz cruel que ocupa o Trono de Ferro, tem de lidar com as consequências de ser segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon se julgam mortos.
No Leste, Daenerys Targaryen navega na direcção das terras da sua infância, mas antes terá de aportar às cidades dos esclavagistas, que despreza. Mas a menina indefesa transformou-se numa mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar numa conquistadora impiedosa? (in Wook)

Jon Snow está para lá das Muralhas e vê-se obrigado a viver com os selvagens. Arya continua a enfrentar perigos na sua demanda para chegar a casa. Tyrion convalesce depois do terrível acidente que sofreu durante o ataque de Stannis a Porto Real. Catelyn, com a ajuda de Brienne, tenta trocar Jaime Lannister pelas filhas, Sansa e Arya. Robb, embora continue a ganhar batalhas, está longe de ganhar a guerra, objectivo cada vez mais longínquo agora que nem sequer é Senhor de Winterfell. Enquanto isso, em Porto Real, estão em marcha os preparativos para o enlace de Joffrey e Margaer, da casa Tyrell.
(...) Ela voltou a carregar o sobrolho, com uma cara que era toda dentes de cavalo e suspeita carrancuda.
— Ireis usar as vossas correntes, Regicida.
— Tencionas remar até Porto Real, rapariga?
— Chamar‑me‑eis Brienne. E não rapariga.
— O meu nome é Sor Jaime. Não Regicida.
— Negais que matastes um rei?
— Não. Negas o teu sexo? Se assim for, desata essas bragas e mostra‑me. — Dirigiu‑lhe um sorriso inocente. — Pedir‑te‑ia para abrir o corpete, mas olhando para ti, julgo que isso não provaria grande coisa.
Apesar de ter gostado de quase todas as histórias dos principais personagens, não há como deixar de destacar os capítulos do Jaime e Brienne e os do Jon Snow.

Incumbida de levar Jaime são e salvo até Porto Real, Brienne, fiel à Senhora Catelyn, tenta a todo o custo cumprir a sua importante missão. Enquanto enfrentam os perigos da estrada, driblam ladrões, discutem, lutam e são apaziguados pelo outro companheiro de viagem, Sor Cleos Frey, presa e guarda começam a confiar cada vez mais um no outro.
Na minha opinião, a relação de Brienne e Jaime é o ponto alto desta leitura.

Jon Snow está para lá da Muralha. Estes capítulos, para além de dar-nos a oportunidade de conhecer os hábitos e modo de vida dos selvagens, permite-nos estar perante um Jon apaixonado e a viver momentos de felicidade, apenas manchados pelo peso na consciência que fá-lo sentir-se um corvo traidor que quebrou os votos.

Mais um excelente capítulo desta excelente história.
(4/5)

4 Comentário(s):

Célia 11:51 da tarde, setembro 14, 2011  

Adoro o Jaime, é a minha segunda personagem preferida, logo a seguir ao Jon. Apesar disso, penso que é a personagem com evolução mais interessante nos livros do Martin ;)

Mary 11:56 da tarde, setembro 14, 2011  

Célia, no início detestava-o, mas com o avançar da história comecei a gostar dele e, depois deste último capítulo, fiquei fã.
:-)

Kris 12:04 da manhã, setembro 16, 2011  

o jon é dos meus preferidos, mas o jaime foi uma boa surpresa :)

Mary 8:06 da tarde, setembro 16, 2011  

Kris, same here.
:-)

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP