quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Um Refúgio Para a Vida

Título original: Safe Heaven

Género: Romance
Autor: Nicholas Sparks
Ano: 2010

Sinopse: Katie, uma jovem reservada e bonita, vai viver para a cidade de Southport, na Carolina do Norte, onde todos se interrogam sobre o seu passado. Que mistérios esconderá aquela mulher que parece determinada em encobrir os seus encantos e evitar novos laços afectivos? No entanto, e apesar de todas as suas reservas, Katie começa a criar raízes naquela pequena comunidade, à medida que uma nova amizade e um novo amor lhe vão fazendo baixar as defesas. Nicholas Sparks traz-nos uma protagonista fragilizada por um amor que se desvirtuou e que tem de aprender a lidar com as suas sequelas se quiser voltar a amar. (in Wook)

Katie chega a Southport envolta em segredos. Começa a trabalhar como empregada de mesa, aluga uma pequena casa e trava conhecimento com a sua vizinha Jo. Com o passar do tempo, Jo começa a desconfiar que a vizinha esconde um segredo, mas este facto não empede as duas jovens de serem amigas e, de vez enquando, partilharem uma garrafa de vinho e uns dedos de conversa.
À medida que Katie se envolve e deixa-se envolver por Southport e pelas pessoas, o passado, que tanto insiste em esconder, começa a vir à tona.
(...) estava um jovem casal, e, quando deram as mãos por cima da mesa, Katie reparou-lhes nas alianças. Eram atraentes e felizes, e ela teve uma sensação de déjà-vu. Em tempos havia muito idos, também fora assim, ainda que por um instante fugaz. Ou pelo menos ela acreditara que assim era, até descobrir que tudo não passara duma ilusão. Katie desviou a atenção do casal feliz, ansiosa por apagar aquelas recordações para sempre e nunca mais voltar a ter a mesma sensação.

Este livro não traz nada de novo e é apenas mais uma história à medida do Sparks. Na minha opinião, já se começa a notar a falta de material para os seus romances. Este é um tipo de escrita que mais tarde ou mais cedo deixaria de surpreender e, para mim, foi mais cedo que estava à espera.

Demasiadas repetições com a história num constante avançar e recuar para voltar a mencionar, vezes sem conta, as mesmas situações/diálogos e bater sempre na mesma tecla.

Estava à espera que o tema principal, muito forte por sinal, fosse melhor desenvolvido, mas a impressão com que fiquei foi que serviu apenas para emoldurar o romance dos protagonistas.

Não gostei e foi apenas mais uma leitura. Não recomendo.

(2/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP