quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Arquivo Íntimo

Título original: Conversations with Myself
Autor: Nelson Mandela
Ano: 2010

Sinopse: Nelson Mandela é uma das figuras mais inspiradoras e icónicas dos nossos tempos. Agora, depois de uma vida inteira a passar para o papel pensamentos e acontecimentos, obstáculos e vitórias, o pai da nação arco-íris revela pela primeira vez o seu arquivo pessoal, e convida-nos a vislumbrar, como nunca, a sua vida extraordinária.
Em arquivo Íntimo, através de escritos nunca antes publicados, os leitores têm acesso ao homem privado por trás da figura pública.
Uma viagem fascinante por mais de cinco décadas de vida, Arquivo Íntimo é uma oportunidade única de passar tempo com Nelson Mandela, o homem, pelas suas próprias palavras. (in Wook)

Colecção de cartas escritas à família e aos amigos, entradas num diário, anotações feitas em calendários e blocos de nota e extractos de conversas gravadas com o biógrafo e com amigos que levam o leitor a conhecer Nelson Mandela numa perpectiva mais intimista.

"Depois de se ter estado na prisão são as pequenas coisas que valorizamos - a sensação de poder dar um passeio sempre que nos apetece, atravessar uma rua, entrar numa loja e comprar o jornal, falar ou preferir ficar em silêncio - o simples facto de ter controlo sobre si. Os homens livres nem sempre apreciam estas coisas e só se tem verdadeiramente alegria com elas depois de se ter estado atrás das grades."

(...)

"Nunca fui um santo, nem mesmo na acepção terrena de um santo como um pecador que não cessa de esforçar."

Político. Preso. Pai. Marido. Filho. Amigo. Companheiro. Avô. Herói. Lutador. Sofredor. Camarada. Aluno. Advogado. O retrato do homem que responde pelo nome Nelson Mandela, umas das figuras mais importantes do século XX.

As tristezas. As preocupações com a família. A morte da mãe e do filho mais velho. Os anos na prisão. As doenças. As cartas que não chegaram ao destino. O perdão. A filosofia de vida. O respeito pelo "inimigo". As amizades. O reconhecimento do mundo. A adolescência e entrada na política. A simplicidade. A vida.

Tudo isto e muito mais com um lindo e emocionante prefácio de Barack Obama.
Mandela, um homem que preferiu o perdão à vingança.

(4/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP