sábado, 31 de julho de 2010

Inception

Título Nacional: A Origem
Ano: 2010
País: EUA
Género: Thriller, Ficção Científica, Acção
Realização: Christopher Nolan
Elenco principal: Leonardo DiCaprio, Ken Watanabe, Joseph Gordon-Levitt, Marion Cotillard, Ellen Page, Cillian Murphy, Tom Berenger, Michael Caine, Lukas Haas

Sinopse: Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um talentoso ladrão, o melhor na arte da extracção: ele rouba segredos e ideias às pessoas directamente das profundezas das suas mentes, durante os sonhos - estado em que a nossa mente está mais vulnerável. A rara habilidade de Cobb fez dele uma das pessoas mais influentes neste novo mundo de espionagem empresarial, mas também fez dele um fugitivo internacional e custou-lhe tudo o que já amara. Mas agora foi-lhe oferecida uma oportunidade para se redimir. Um último trabalho pode devolver-lhe a sua antiga vida. Em vez do assalto perfeito, Cobb e a sua equipa de especialistas têm exactamente de fazer o inverso: instalar uma ideia na mente de alguém. Se tiverem sucesso, poderá ser o crime perfeito. Mas todo o cuidado é pouco, pois têm um perigoso inimigo cada vez mais perto, que só Cobb poderia ter visto aproximar-se.(in Cinema PTGate)

Cobb: What's the most resilient parasite? An Idea. A single idea from the human mind can build cities. An idea can transform the world and rewrite all the rules. Which is why I have to steal it.
Entrar na cabeça de alguém e roubar-lhe as ideias não é tarefa complicada para Cobb e a sua equipa de especialistas. No entanto, é quando Cobb aceita um trabalho em que têm de injectar uma ideia na cabeça de alguém, que a sua equipa começa a duvidar se serão capazes de suceder nesta tarefa.
Sonho? Realidade? Who knows or who cares?

Um DiCaprio que a cada filme tem vindo a conquistar espaço no meu coração. Uma Cotillard linda, sensual e com um ar misterioso. Uma Page diferente do habitual. Um Gordon-Levitt a provar, mais uma vez, que tem um lugar em Hollywood. Um Hardy, que apesar de não recordar de alguma vez ter isto, a conquistar-me com o personagem Eames.

Banda sonora genial ainda mais quando se sabe que foi toda feita apenas com a música "Non, je ne regrette rien". Lindo.
As sequências de imagens são de cortar a respiração. Adorei as cenas da carrinha no asfalto, a luta em gravidade zero, bem como as sequências em câmera lenta. Genial.

Enredo. Interpretações. Música. Realização. O final. Do melhor que se tem feito e, acreditem, foi mesmo muito real.

Na minha opinião, o filme teve apenas um senão: a caracterização do DiCaprio fez-me, durante algumas cenas, lembrar o seu personagem Teddy Daniels, em Shutter Island.

Há muito tempo que não saía do cinema com a sensação de filme-com-dever-cumprido, ainda mais porque foi um filme super ansiado. No entanto, acho que o #3 do IMDB é capaz de ser um nadinha exagerado.
Sem margens para dúvidas, o must see movie of 2010 (so far) e, por favor, vejam-no num cinema perto de vós.
(9/10)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP