segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Movie@cinema#10

(Breve introdução: não li o livro e, normalmente, não tenho por hábito ver o filme antes de ler o livro. No entanto, devido a tudo que li e ouvi sobre o mesmo e à minha falta de tempo, foi-me impossível esperar até ler o livro.)

Título: Blindness (em português, Ensaio sobre a Cegueira)
Ano: 2008
Realizador: Fernando Meirelles
Género: Drama, Thriller
Elenco Principal: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, Danny Glover, Gael García Bernal, Sandra Oh.
Sinopse: uma cidade é devastada por uma epidemia instantânea de "cegueira branca". Face a este surto misterioso, os primeiros indivíduos a serem infectados são colocados pelas autoridades governamentais em quarentena, num hospital abandonado. Cada dia que passa aparecem mais pacientes, e esta recém-criada "sociedade de cegos" entra em colapso. Tudo piora quando um grupo de criminosos, mais poderoso fisicamente, se sobrepõe aos fracos, racionando-lhes a comida e cometendo actos horríveis. Há, porém, uma testemunha ocular a este pesadelo: uma mulher, cuja visão não foi afectada por esta praga, que acompanha o seu marido cego para o asilo. Ali, mantendo o seu segredo, ela guia sete desconhecidos que se tornam, na sua essência, numa família. Ela leva-os para fora da quarentena em direcção às ruas deprimentes da cidade, que viram todos os vestígios de uma civilização entrar em colapso. A viagem destes é plena de perigos, mas a mulher guia-os numa luta contra os piores desejos e fraquezas da raça humana, abrindo-lhes a porta para um novo mundo de esperança, onde a sua sobrevivência e redenção final reflectem a tenacidade do espírito humano. (in Cinema PTGate)

Trailer:


Pontos Mary: 8.0 em 10.

Considerações gerais: a violência gratuita catapulta muitos filmes a grandes sucessos de bilheteira durante semanas a fio. Por outro lado, há filmes que, apesar de serem muito violentos, fazem-no de forma estruturada e inteligente. O Blindness conta uma história violenta com violência suficiente para transportar-nos da cadeira do cinema às situações vividas pelos personagens. Nada é deixado ao acaso, o que não nos é mostrado, imaginamos.
A realização é brilhante. Cada plano, cada sequência, cada imagem. Adorei.
O filme (livro) é um wake up call para todos porque, no fundo, andamos todos a olhar, mas não a ver.
A Mary recomenda cegamente o filme.

Palavra-chave: cegueira.

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP