Catarina ou o Sabor da Maçã
Título original: Catarina ou o Sabor da Maçã
Género: Romance
Autor: António Alçada Baptista
Ano: 1988
Sinopse: Nesta interessante análise dos comportamentos humanos que informa toda a trama novelesca, o narrador desdobra-se em observador, distanciando-se do vivido, e em participante, envolvendo-se, para melhor compreender. Assim nos dá a conhecer Catarina, doce e adorável mulher que no entanto abriga em si uma perigosa atracção pelo abismo. A leitura deste romance é sempre renovado pelo prazer de saborear a prosa de Alçada e, simultaneamente, experiência de inquietação, o que, de resto, caracteriza toda a obra do autor. (in Wook)
Felipe apaixona-se por Catarina. Sabendo que ela mantinha uma amizade com um dos seus amigos, arrisca um pedido de ajuda para conquistar a jovem. O amigo, que é quem está a contar a história, ao aproximar-se da inteligente e bonita Catarina começa a olhá-la com outros olhos. Quando Felipe recebe e aceita uma proposta de trabalho no estrangeiro, o amigo vê aumentar as suas chances com a jovem.
- Talvez fosse possível ensinar as pessoas a ver nascer o Sol...A história de Felipe e Catarina serve de ponto de partida para aproximadamente 90 páginas onde são abordados temas relacionados com o ser humano e as suas atitudes e comportamentos perante determinadas situações da vida.
Eu perguntei:
- E a ti, quem te ensinou?
- Tudo me ensinou: o meu pai, a minha mãe, o mundo em que eu nasci...Tudo mais ou menos me preparou para coisas destas. Viver é capaz de ser uma educação de sentimentos.
- Sim. É capaz de ser, só que nós temos uma imensa capacidade de sermos infiéis às coisas para que fomos feitos.
António Alçada Baptista analisa situações tão ambíguas como um momento de pura felicidade onde se aprecia a beleza da natureza ou as acções que levam alguém a bater no fundo do poço e a não conseguir arranjar forças ou apoios para sair do buraco, transformando-se na vergonha da sociedade dita civilizada.
A Patxocas acha que é um livro que mais pessoas deveriam ler e eu aceitei o desafio. Gostei.
2 Comentário(s):
Gostaste! ;) Que bom! Ainda bem.
Patxocas, poucas páginas, mas muito bom.
:-)
Enviar um comentário