Opinião
(...) o Facebook é uma rede social que permite encontros que provavelmente não se dariam na vida real. O atrativo erótico está no seu potencial máximo, a comunicação escrita é rápida, e o facto de se dizer sem olhar nos olhos do outro acende o imaginário e permite desinibições ousadas e eficazes. Há casamentos que não resistem a encontros na rede de Mark Zuckerberg, há quem deixe de estar sozinho, há facadinhas em matrimónios que não passam disso mesmo. Há relações para todos os gostos.
(....)
[Sexo & Facebook, by Sónia Morais Santos]
Olhar para a consequências e extraír a causa é um dos exercícios que todos fazemos quase diáriamente. Muitas vezes, as causas são coisas que estão-nos mais à mão, parecem fazer todo o sentido e conseguimos mesmo arranjar exemplos que compravam a nossa teoria.
Sempre fui muito céptica neste exercício de apontar o dedo e afirmar que esta ou aquela é causa deste ou daquele efeito e é por isso que quando leio que o facebook destrói casamentos ou promove a infidelidade, fico logo de pé atrás.
Posso estar a ser muito injusta, mas tenho para mim que, ainda que não houvesse facebook, o casamento da Marta (nome fictício) estaria condenado, que a Sofia (nome fictício) ia mesmo assim trair o marido e que o Pedro (nome fictício) ia continuar a achar-se o maior da aldeia.
0 Comentário(s):
Enviar um comentário