quarta-feira, 29 de abril de 2009

Aos molhos

Depois das vacas loucas e das aves com gripe, é a vez dos porcos. Os serviços noticiosos enchem-se de directos a partir da Portela, questionando os que chegam como estão e os que vão, porque vão ou cancelam à última hora. Um dia desses, ouvia um repórter perguntar à Ministra da Saúde quando é que vão aconselhar as pessoas a não viajarem para os países onde já foram identificados casos da doença. Espera! Voltemos à pergunta: " (...) aconselhar as pessoas a não viajarem para os países onde já foram identificados casos da doença (...)". Porquê? São crianças? Não pensam, é? O simples facto de saberem que há por lá uma doença contagiosa não é conselho suficiente? Mas isso estraga as férias às pessoas. Ah, sendo assim, é melhor irem na mesma.

Anda por aí muito boa gente stressada porque o casal McCain foi convidado a participar no talk-show da Oprah. Espera-se que vão para lá falar mal de Portugal e, os mais atentos sabem que, tudo que é dito pela Oprah ou no programa dela, faz eco no mundo inteiro. Mas será caso para criar um movimento, cujo objectivo é encher a caixa de correio da senhora com emails a falar das maravilhas de Portugal? Acho exagerado. Porque não esperar para ver? Tenho cá para mim que, só o facto da presença de Gonçalo Amaral ter sido recusada pela produção do programa, já é um bonús para o povo deste país. Portugal 1 - 0 McCain.

Diz-se por aí que a taróloga/apresentadora/comentadora/relações públicas, Maya, será a capa da FHM do mês de Maio. Vale a pena dizer alguma coisa? Ah, a mesma Maya que chegou a afirmar que teria sido melhor escolha que a Mónica Sofia para a capa da primeira Playboy tuga. I rest my case.

O Correio da Manhã escreve: "Virgem não consegue sócias para o club". Para quem ainda não ouviu falar sobre o assunto, estão a falar de uma rapariga de 26 anos que é virgem por convicção (palavras da própria) e fundou um club a que deu o nome de Club das Virgens. Com a crise que ainda por aí, eu sugeria criar kits sócio, ofertas de vale descontos em cursos de tricot, ponto cruz, etc e evitar ofertas em actividades onde seja frequente o contacto com o sexo oposto, não vá as convicções irem por água abaixo.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Ainda não saiu nadinha...

O actual responsável do Departamento de Informática, da escola onde tirei o curso, pediu-me que escrevesse um pequeno testemunho como ex-aluna do curso de Engenharia Informática. Confesso que, os elogios que vieram anexados ao pedido, ajudaram na minha resposta afirmativa. E agora?

Quero escrever algo com significado, sem ser filosófico. Não quero escrever coisas que não gosto de ler: tais como, textos pré-fabricados ou ideias banais que enchem parágrafos, mas, no fundo, não dizem nada.
Não quero cair na simplicidade de dizer que foi tudo maravilhoso e que adorei cada minuto que lá passei. No entanto, também não estaria a ser sincera se dissesse que foi tudo péssimo.

Uma coisa é certa e posso afirmá-la com toda a convicção: foram os melhores anos da minha vida devido aos seus momentos bons e apesar dos seus momentos maus, como tudo nesta vida. Partilhei experiências com pessoas extraordinárias, tive aulas com professores cujas competências jamais esquecerei e, o mais importante de tudo, foi um processo de crescimento como ser humano e como profissional.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

A ti, mana do meio!

Eu e Tu. Carneiro e Touro. 16-04-1981 e 24-04.1983. A mais velha e a do meio. Calma e agitada. Caro do pai e cara da mãe. Simples e muito vaidosa. Estudar muito e nem por isso. Objectiva e subjectiva. Precipitada e prudente. Saudades e saudades. Eu e Tu. Tão diferentes e tão iguais.
Parabéns, mana do meio!

Pensamentos sextafeirianos #7

Irmã do meio!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro

Um livro aberto, é um cérebro que fala; fechado, um amigo que espera; esquecido, uma alma que perdoa; destruído, um coração que chora.

Camilo Castelo Branco.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Book@Julho

Título: Crónica de uma Morte Anunciada, de Gabriel García Márquez
Sinopse: Vítima da denúncia falaciosa de uma mulher repudiada na noite de núpcias, o jovem Santiago Nasar foi condenado à morte pelos irmãos da sua hipotética amante, como forma de vingar publicamente a sua honra ultrajada e sob o olhar cúmplice ou impotente da população expectante de uma aldeia colombiana: é esta a história verídica que serve de base a este romance, e que, logo nas suas primeiras linhas, é enunciada. A capacidade de Gabriel García Márquez em reconstruir um universo possuído pela nostalgia, mágica e encantatória da infância e a sua genial mestria em contar histórias fazem deste romance mais uma das obras-primas que consagraram definitivamente este autor. (in Wook)

Quando começamos a ler o livro, sabemos, de antemão, para o que vamos. A morte de Santiago é um dado adquirido. Todo o seu percurso, no dia seguinte ao casamento de Bayardo San Roman e Ângela e na manhã em que o bispo visita a cidade, conduz-nos ao seu inevitável encontro com os gêmeos e, consequentemente, com a sua morte. Uma morte que todos sabem estar prestes a acontecer, mas poucos têm interesse ou vontade de avitá-la.
O narrador da crónica é alguém que conheceu Santiago e, ao longo do livro, apresenta-nos todos os personagens que, directa ou indirectamente, estiveram envolvidos na morte de Nasar.

O livro é pequeno (136 páginas) e lê-se num fôlego. Apesar de García Márquez continuar com os nomes complicados e palavras esquisitas, confesso que este foi o livro do autor que tive menos dificuldade em entender.
Quando acabar a colecção Nicholas Sparks, compro todos os livros de Gabriel García Márquez.

Book@Agosto: o livro que se segue é do senhor Paul Auster: A Trilogia de Nova York. Comprei o livro numa colecção da revista Sábado e andava cá por casa, por isso, resolvi lê-lo. Espero não me arrepender. Alguém já leu algum livro do autor?

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Pensamentos sextafeirianos #6

O mais importante do dia de ontem, foi ter estado e recebido miminhos de algumas das pessoas mais importantes da minha vida - a família e os amigos.


Muito, muito, muito obrigada!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Os 28 já ninguém mos tira!

Um desejo??? Já pedi....

terça-feira, 14 de abril de 2009

Podemos sonhar com a próxima fase?


Last update: não foi desta, paciência. Parabéns, rapazes!

domingo, 12 de abril de 2009

Book@Junho

Título: Sensibilidade e bom Senso, de Jane Austen
Sinopse: Sensibilidade e Bom Senso, o primeiro livro de Jane Austen, publicado em 1811, conta a alegre e satírica história de duas irmãs. A instintiva e apaixonada Marianne e a sensata e mundana Elinor. Embora o coração impaciente de Marianne a deixe vulnerável aos males de amor, as qualidades opostas de Elinor também não a protegem dos problemas emocionais. Sensibilidade e Bom Senso - um retrato psicológico e social da pequena-burguesia do século XVIII. (in Wook)

Curiosidades: não tendo sido o primeiro livro a ser escrito por Jane Austen, acabou por ser o primeiro a ser publicado.

Jane Austen divide o protagonismo deste livro entre duas irmãs: Marianne e Elinor. Marienne é sensível, romântica, amante de todas as formas de arte, não consegue fingir comportamentos e acredita que não há lugar para um segundo grande amor na vida das pessoas. Elinor, o oposto da irmã, é sensata, circunspecta, polida e vive com os pés bem assentes na terra.

Com a morte do pai, Elinor, Marianne e a sua irmã Margaret, juntamente com a mãe, vêm-se forçadas a deixar a casa de família, herdada agora pelo irmão mais velho, e irem viver para o campo. Já em Barton, Marianne conhece o seu vizinho John Willoughby e apaixona-se. Elinor, a irmão mais velha, tem o seu coração ocupado por Edward Ferrars. Ambas sofrem partidas do destino, mas é nestes momentos que os laços que unem as irmãs falam mais alto. À medida que a história avança, apercebemo-nos que as desilusões e contrariedades da vida acabam, lentamente, por modificar o temperamento das duas irmãs.

A base do livro é a família e todas as alegrias e tristezas que desta podem advir: a cumplicidade das irmãs, o amor de mãe para filhas, um irmão interesseiro e egoísta e uma cunhada azeda e antipática.
Numa sociedade de falsas aparências, não podiam faltar os casamentos arranjados, cujo principal objectivo é acumular riquezas e manter as fachadas. Aquele que está disposto a desafiar a família e viver um amor proibido, resta-lhe ser deserdado e ser deixado à sua mercê.

O livro é de fácil leitura e devora-se em pouco tempo. O meu exemplar é da colecção "Clássicos da Literatura Universal", edição book.it, e deixou muito, muito a desejar. A certa altura deixei de contar os erros, de entre os quais destaco: erros ortográficos (ex: caçasse, de caçar em vez de casasse, de casar), falsas quebras de linhas criando falsos parágrafos, diálogos não identificados, faltas de espaço entre palavras (ex: estarem, quando dizer ser "estar em"), etc. O preço do livro é meramente simbólico (5.00€, se não me engano...), no entanto, não compensa porque dificulta imenso a leitura.

Book@Julho:
a segunda metade do desafio inicia-se com o meu terceiro livro de Gabriel García Márquez. Apresento-vos, Crónica de uma Morte Anunciada.

sábado, 11 de abril de 2009

Tenho dito...

Um dia desses, perco a cabeça e contrato alguém para fazer a limpeza cá de casa.... e a comida... e passar a roupa a ferro....ok..ok.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Pensamentos sextafeirianos #5

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Colecção "Nicholas Sparks"

Há algum tempo, comecei a fazer esta colecção e, a certa altura, não sabendo bem explicar a razão, acabou por ser interrompida. Gosto bastante deste autor e, apesar de ter a plena consciência que os seus livros não são obras literárias de excelência (sim, eu sou da opinião que existem livros bons com enredos fracos e livros fracos com enredos bons...), aprecio bastante os enredos criados por ele. Dá vida aos personagens mais , quer o mote seja amor, doença, romance, morte, desencontros, etc. Apela aos sentimentos, ao romantismo e consegue captar a atenção e manter a emoção ao longo de toda a leitura. E, quase sempre, surpreende-me no final.
Eis a caderneta (tenho os assinalados a bold (1/3)...bem sei que faltam-me muitos):

  • Uma Viagem Espiritual, com Billy Mills (Wokini: A Lakota Journey to Happiness and Self-Understanding - 1990);
  • O Diário Da Nossa Paixão (The Notebook - 1996);
  • As Palavras Que Nunca Te Direi (Message in a Bottle - 1998);
  • Um Momento Inesquecível (A Walk to Remember - 1999);
  • Corações em Silêncio (The Rescue - 2000);
  • Uma Promessa Para Toda a Vida (A bend in the road - 2001);
  • O Sorriso das Estrelas (Nights in Rodanthe - 2002);
  • Laços Que Perduram (The Guardian - 2003);
  • A Alquimia do Amor - (The Wedding - 2003);
  • Três Semanas Com O Meu Irmão (Three Weeks With My Brother - 2004);
  • Quem Ama Acredita (True Believer - 2005);
  • À Primeira Vista, sequela de Quem Ama Acredita (At First Sight - 2005);
  • Juntos ao Luar (Dear John - 2006);
  • Uma Escolha por Amor (The Choice - 2007);
  • Um Homem com Sorte (The Lucky one - 2008).
Vamos ver se é desta que adquiro-os a todos.

terça-feira, 7 de abril de 2009

"Just do it"

Tell the other person that you love them. Give or get a hug. Make the other person feel important and respected. Kiss. Have fun. Tell the other person that you care. Hold hands. Go for a long bike ride. Give a special gift. Be there when a friend is needed. Spend time together. Go to a movie. Walk arm in arm in the woods. Make a special tape of love songs. Talk openly about your feelings. Share dreams with each other. Snuggle up together. Sit together in the park. Take a walk together. Go out to eat. Have a picnic. Play a game of Frisbee. Give compliments. Relax in a whirlpool. Go swimming. Just be close. Go grocery shopping. Cook a meal together. Touch each other in a loving way. Do homework together. Plan and go on a road trip. Throw a party. Bake cookies. Go to the library. Browse in a museum. Just be there. Find out what's special for the other person, and do it. Exercise together. Gaze at each other. Wash each other's car. Go fishing. Talk to each other. Listen to hurts. Do a work project together. Choose a special, favorite song. Listen to joys. Hold one another close. Use eye contact to share a private thought. Write each other letters. Talk on the telephone. Trust one another. Give or receive a promess ring. Meet each other's family. Go hiking together. Make sacrifices for each other. Send candy. Respect each other. Go for a moonlight walk. Hide a love note where the other will find it. Give each other sexy looks. Write a poem. Send flowers. East dinner by candlelight. Go to a concert. Watch the sunrise together. Take a drive. Give each other pet names. Go sightseeing. Rent a video. Do things for each other without being asked. Propose marriage. Whisper something nice into the other's ear. Be best friends. Take a carriage ride together. Flirt with each other. Laugh. Love. Live.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Pensamentos "sextafeirianos" #4

My first Chinese fortune cookie (trazido, de Nova York, por um colega)
"Grant yourself a wish this year, only you can do it."

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Uma carta de amor por noite

No filme Sexo e a Cidade, Carrie lê, para Big, cartas de amor escritas por grandes homens, de entre os quais podem-se destacar Henrique 8º, John Keats, Robert Browning, Napoleão Bonaparte ou Oscar Wild.
O livro, "Big Love Letters of Great Men" (em português, Cartas de Amor de Grandes Homens) foi criado no contexto do filme, mas depressa ultrapassou os limites da grande dela e chegou às livrarias. Eu já tenho o meu exemplar.
Uma carta de amor por noite, uma vez lendo para o esposo, outras vezes ouvindo o esposo ler para mim.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Abril

"As manhãs de Abril são boas de dormir."

Torna a mentira desculpável por um dia. Traz o coelhinho da Páscoa e os seus ovos. Chega com as minhas 28 primaveras. Acrescenta mais um ano à minha irmã (26). Comemora 35 anos de Liberdade, com Portugal. E ainda, terá tempo para chover....

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP