terça-feira, 30 de outubro de 2007

formação - Dia 1

Após ter preenchido 342 formulários (ok, estou a exagerar, foram apenas 264), começou a formação propriamente dita - Programa de Formação de Competências de Comunicação e de Relação - organizada pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE), do IPL. Meto-me em cada uma!

Coisas que aprendi:

  • Não participar em formações com um bando de pitas (é com cada comentário!);
  • A minha comunicação é do tipo afirmativo e, por um ponto, não era do tipo agressivo (que medo!!);
  • Foi difícil encontrar alguém com o mesmo tamanho de mão que eu;
  • Podem-se fazer esculturas, com pessoas, bem engraçadas;
  • E muito mais coisas...
Quando uma pessoa anda sem nada para fazer, começa a fazer asneiras. Próxima terça-feira há mais...

aprender economia a ler

Ainda não acabei de lê-lo, mas devo dizer que é muito interessante e educativo. Nada de fórmulas, apenas explicações recorrendo a exemplos do dia-a-dia através de uma escrita agradável.

A partir de agora, quando for ao supermercado, vou prestar mais atenção aos produtos e os preços.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

o mundo caminha para um precipício

Notícia retirada aqui:
Nove franceses de uma organização não-governamental foram anteontem detidos no Leste do Chade por, alegadamente, tentarem "raptar" mais de 100 crianças para as levar para França, revelaram fontes diplomáticas francesas. "O que se passou, e o modo como se passou, é ao mesmo tempo ilegal e irresponsável, violando todas as regras internacionais", sublinhou a porta-voz do UNICEF Véronique Taveau.

As crianças, entre os 3 e os 8 anos, são originárias do Sudão e deveriam chegar ontem a Paris, onde várias famílias esperaram por elas no aeroporto e que terão pago entre 2800 e seis mil euros por cada uma. As autoridades chadianas falam de "tráfico de crianças" e tomaram conta delas, apoiadas pelo UNICEF, pela Cruz Vermelha Internacional e pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Os detidos são três jornalistas e seis dirigentes do grupo "Salvação das Crianças", disseram as mesmas fontes, acrescentando que esta organização terá laços estreitos com a organização humanitária francesa Arco de Zoe, que apela à evacuação de dez mil órfãos do Darfur e que - diz - procura famílias de acolhimento em todo o Mundo. O Governo francês alertara em Agosto contra a participação na adopção ou no transporte de crianças de Darfur, afirmando que organizações no terreno se opunham ao apelo da Arco de Zoe.

Pergunto: será que deixou de haver limite para os homens?

movie@cinema

Título: The Brave One (em português, A Estranha em Mim)
Ano: 2007
Realizador: Neil Jordan
Género: Acção / Crime / Drama / Thriller
Sinopse: As ruas de Nova Iorque são a casa e a subsistência de Erica Bain (Jodie Foster). Ela partilha os sons e as histórias da sua adorada cidade com a audiência da rádio, como anfitriã do programa "Street Walk". À noite, ela regressa a casa para o amor da sua vida, o seu noivo David Kirmani (Naveen Andrews). Mas tudo o que Erica conhece e adora é roubado numa noite terrível quando ela e David são apanhados num ataque aleatório e vicioso que deixa David morto e Erica próxima da morte. Embora o corpo de Erica recupere, feridas mais profundas permanecem - a devastação da perda de David e, ainda mais esmagador, um medo sufocante que a persegue. As ruas da cidade que ela adorava percorrer, mesmo lugares aconchegantes e familiares, parecem agora estranhos e ameaçadores. Quando o medo se torna insuportável de aguentar, Erica decide armar-se contra ele. A arma na mão transforma-se numa forma tangível de ela se proteger de um inimigo intangível... ou pelo menos ela acha que sim. (in Cinema PTGate)

Pontos Mary: 6,0 em 10.

Considerações Gerais: a Jodie Foster esteve excelente, o resto não me agradou nadinha. A história tinha tudo para ser excelente e a primeira meia hora do filme deixou-me com água na boca e vontade de querer ver mais. Nunca simpatizei com os actos da personagem, mas a primeira vez que ela premiu o gatilho, fez-lhe por uma questão de sobrevivência. Não se consegue ficar indeferente. À medida que a acção avançava, perdia-se o fio à meada e não consegui em mais nenhum momento partilhar a sua dor. Ao aproximar-se do fim, penso para mim: é agora que vou ter uma surpresa. Nada. Nadinha. O fim é absolutamente estúpido e sem nexo, fazendo com que tudo o que ela fez fosse aceitável e merecedor de aplausos. Deviam ter deixado o julgamento para cada pessoa que visse o filme.
A cena em que misturam a entrada no hospital e os dois na cama, a fazerem amor, ficou muito boa.

Palavra-chave: Justiça.

domingo, 28 de outubro de 2007

movie@sofá

Título: A Mighty Heart (em português, Um Coração Poderoso)
Ano: 2007
Realizador: Michael Winterbottom
Género: Drama / História / Thriller
Sinopse: A 23 de Janeiro de 2003, o mundo de Mariane Pearl mudou para sempre. O seu marido Daniel, repórter destacado pelo Wall Street Journal e raptado no Paquistão, é decapitado por extremistas frente a uma câmara. Esta é a história de Mariane, grávida de seis meses, na sua corrida contra o tempo para encontrar Daniel. Quando finalmente é confrontada com o pior, Mariane dá início à escrita da sua história de investigação e revolta. (in Cinema PTGate)

Mariane Pearl: And kidnappers - their point is to terrorize people. But i am not terrorized, and you can't be terrorized.

Pontos Mary: 6,5 em 10.

Considerações Gerais
: quando tentava arranjar informação sobre o filme, li textos que fizeram-me criar uma enorme expectativa sobre como seria contada a história. O filme não é nem mau nem bom, é assim-assim. É certo que, tratando-se de uma história sobre factos verídicos, não havia muito espaço para grandes invenções. É a história de uma mulher que perdeu o marido na pior altura e da pior forma possível.

Palavra-chave: Coragem.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

o que está a dar

Eu: meu nome é Mary, sou viciada em séries e não vejo um episódio há 4 horas.
Todos: olá Mary. Clap, clap, clap!

Já todos perceberam que o que está a dar são as séries. Não há comparação possível com filmes, mas vão fazendo, e bem, a sua função que é entreter-nos ao mesmo tempo que nos viciam. Eis mais duas para acrescentarem à lista:

Dexter
Vive duas vidas que, à primeira vista, têm tudo para não coexistirem. Trabalha no departamento de polícia de Miami, sendo especialista em analisar manchas de sangue nas cenas de crime e é um serial killer cuidadoso e meticuloso. Tem uma irmã que também é polícia e uma namorada, com dois filhos do marido presidiário.
Private Practice
É uma spin-off de Grey's Anatomy e, como não podia deixar de ser, conta a vida e o trabalho de médicos, só que numa clínica privada. É apenas uma versão light de Grey's Anatomy.
Viva as séries!

terça-feira, 23 de outubro de 2007

pela madrugada dentro

Título: Snow Cake (em português, Bolo de Neve)
Ano: 2006
Realizador: Marc Evans
Género: Drama
Sinopse: quando Alex (Alan Rickman) relutantemente decide dar boleia à jovem e energética Vivienne (Emily Hampshire), mal imagina que o mundo dele irá virar-se do avesso. Durante a viagem, eles sofrem um terrível acidente de automóvel e Vivienne tem morte instantânea. Alex visita a mãe de Vivienne, Linda (Sigourney Weaver), e vem a descobrir que esta é autista; e mesmo compreendendo o sucedido, ela não demonstra qualquer emoção. Aos poucos Alex começa a compreender e a sentir carinho por Linda mas à medida que o funeral de Vivienne se aproxima os segredos obscuros do passado de Alex emergem. Com a ajuda e compreensão de Maggie (Carrie-Anne Moss), e com a visão única de Linda em relação ao mundo, ele consegue reconciliar-se com o seu passado possibilitando-o de confrontar tanto a tristeza como o rancor que foram crescendo nele. (in Cinema PTGate)

Alex Hughes: I know how you must be feeling. I had a son...
Linda Freeman: You don't know how I'm feeling because you're not me.

Pontos Mary: 7,5 em 10.

Considerações gerais: ternura, simplicidade, emoção, diferenças, indiferenças, vivências, compreensão, amor, amizade e uma lição de vida para todos.

Vejam!

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

foto-reportagem do jantar

Festa da Cerveja. 18 amigos. 130 cervejas. Uma casa. Amendoins. Convivência. Jogos. Cachupa. Saudades. Pão. Recordações. Tremoços. Sumos. Matraquilhos. Mini-tostas. Tarte de Natas. Pasta de Atum. Café. Gelatina com Pedaços de Pêssego. Chá. Febras Grelhadas. Chouriço. E muito mais....

(cervejas a refrescarem dentro da cozinha...)

(cervejas, na rua, ao pé do grelhador...)

(o fogão e os tachos com a comidinha...)

(o lado esquerdo da mesa e ....)

(... o lado direito, quando se jogava "Cai a noite na aldeia")

(...e, no fim, sobrou um saco de garrafas vazias....)

domingo, 21 de outubro de 2007

resumo da matéria dada

Por alguma razão (que desconheço), esta semana não foi para o ar, nos Estados Unidos, o quinto episódio de Prison Break. Assim sendo, e como as 3 séries que acompanho de momento, estão no mesmo ponto, ainda que em seasons diferentes, resolvi fazer um balanço do que já vi até à presente data.

Grey's Anatomy
É a quarta season, mas é apenas mais do mesmo. Gosto, mas não posso afirmar que está a ser surpreendente ou mesmo interessante. Mesmas histórias e algumas personagens novas que, a meu ver, ainda não trouxeram nada à história. Vejo pelo vício e pela Cristina Yang.

Heroes
É a segunda season e está cheia de personagens e histórias novas. Do que vi, gostei e espero que não enrole muito porque o maior problema das séries é o chamado "encher chouriço". Espero que continue a surpreender-me. Vejo pela história.

Prison Break
É a terceira season e, bem vista as coisas, está a fugir do propósito inicial. Podia ter terminado na season 2 e depois da cena que aconteceu no episódio 4, espero bem que consigam dar a volta à história por forma a surpreender-me. Vejo pelo vício e pelo Michael Scofield.

Mais novidades nos próximos capítulos...

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

confirmado

É uma licenciatura em Engenharia Informática para a minha mesa, se faz favor!

Vou ter saudades, muitas saudades!

corte e costura #2

Ontem (17 de Outubro) comemorou-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza Extrema. Para assinalar a data, foi realizada, na Alameda da Universidade, na Cidade Universitária de Lisboa, uma acção de solidariedade que consistia em estabelecer um novo recorde mundial do livro do Guiness, com a mini-sesta mais participada do mundo. O objectivo era mobilizar 50 mil portugueses, num total de 50 milhões em todo o mundo (não tenho informações se foi ou não cumprido, mas o propósito do post também não é dar esta informação).

No meio de todas os alunos que participaram na manifestação, a repórter conseguiu escolher um e fazer a entrevista da sua carreira:
Repórter: faz alguma coisa para erradicar a pobreza?
Rapaz: ..eh...eh.. no outro dia estava no metro e dei uma moeda de 0.50€ a um pedinte.
Repórter: acha que isso é
fazer alguma coisa para erradicar a pobreza? (ah, não me digas que tu não achas? Que raio de repórter és tu?)
Rapaz: acho.

Povo deste país, ponham os olhos nestes jovens, porque eles são o futuro.

homem de Outubro

Quem vê a série Nip/Tuck conhece o sedutor, charmoso, sexy e lindo Dr. Christian Troy. O meu primeiro contacto com ele, foi na série Charmed, onde fazia par romântico com a Phoebe, e desde aquela altura que adoro-o.

Pelo sorriso, pelo charme, pela sensualidade, pelos olhos, pelo físico, por tudo isso e muito mais, o homem de Outubro é... (rufar de tambores)...... Julian McMahon.

(Esta foto é simplesmente linda e adoro-a, tinha que colocá-la aqui...)


(... e que seria de nós sem um bad boy)

P.S: Normalmente, escolho apenas uma foto, mas desta fez foi uma tarefa impossível. Adoro fotografias a preto e branco e homens com graxa e calças rotas.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

corte e costura

Para melhor compreensão do presente post, aconselha-se o visionamento da página que responde neste endereço.

Ponto 1
Tudo bem que é a recepção aos caloiros, ou seja, uma festa para um bando de rapazes e raparigas com 17 ou mais anos. Mas meus senhores, eles já passaram pelo infantário, pelo jardim infantil, pela primária, pela secundária e cheira-me que estas florzinhas (pelo menos para mim são flores, se alguém tiver outra ideia..) estão um tanto ou quanto fora do contexto. É que nem vou falar das cores presentes no cartaz.

Ponto 2
Descobri que um dos actores da novela Vingança (parece que é o gajo da Interpol) tem uma banda chamada Mundo Cão (para mais informações consultar Menu "Noites Recinto"). Tenho um desejo: que a cantoria dele seja melhor que a sua representação.

Ponto 3
Para aqueles que estão a pensar mas onde é isto, eu também quero ir, basta aceder à opção de Menu "Como Chegar" e não me digam que precisam de um GPS (deixo uma pergunta: quem foi a cabecinha pensadora que fez aquelas indicações? É um génio).

Bem, chega de falar mal do evento. E, antes que venham para cá dizer: ah, foi feito por uma rapariga, por isso é que tem estes mariquices todas, deixa que vos diga que eu sou rapariga e nunca assinaria uma coisa destas.

domingo, 14 de outubro de 2007

ida ao cinema

Como já tinha referido no post anterior, sexta-feita foi dia de dar um saltinho ao Cinema City. Mas antes de tecer os devidos comentários sobre o filme, queria falar do cinema em si.
Está bem situado, as salas são enormes (se calhar grandes demais, ou então sou eu a querer implicar), as cadeiras são confortáveis, a tela é enorme e o som é excelente. No entanto, como não há bela sem senão, acho que a decoração é, um tanto ou quanto, too american (numa das salas até há estrelas vermelhas num chão azul). Se algum dia passarem por lá, escolham a sala Cinemax.

Now, let's talk about the movie.

Título: The Kingdom (em português, O reino)
Ano: 2007
Realizador: Peter Berg
Género: Acção / Drama / Thriller
Sinopse: quando um terrorista detona uma bomba no interior de uma zona residencial americana em Riad, na Arábia Saudita, é desencadeado um incidente internacional. Enquanto os diplomatas debatem equações de territorialidade, o agente especial do FBI Ronald Fleury (Jamie Fox) reúne rapidamente uma equipa de elite e negoceia uma viagem secreta de cinco dias à Arábia Saudita para localizar o responsável pelos atentados. Ao aterrarem no reino deserto, Fleury e a sua equipa apercebem-se que as autoridades da Arábia Saudita estão desconfiadas e não vêem com bons olhos a intervenção dos Americanos no que eles consideram um assunto interno. Limitados pelo protocolo e com o relógio em contagem decrescente, os agentes do FBI descobrem que as suas capacidades são inúteis sem a confiança dos seus homólogos Sauditas, que querem localizar o terrorista pelos seus próprios meios... (in Cinema PTGate)

Ronald Fleury
(Jamie Fox): Which side do you think Allah's on?
Colonel Faris Al Ghazi (Ashraf Barhom): We are about to find out!

Pontos Mary: 7 em 10.

Considerações Gerais: não chega a ser um filme extraordinário, mas gostei. Na minha opinião, foi muito mais que agentes do FBI, polícias da Arábia Saudita e bombistas suicidas. É a relação entre os homens e os motivos (mais ou menos aceitáveis) que regem a vida de cada um deles (é necessário ver o filme para perceberem o que quero dizer, porque se contar estrago-o). Faltou ter acabado de forma menos "à la Hollywood". A apresentação do filme está muito além do seu conteúdo.
Contrariamente às opiniões que tenho lido, adorei a realização do Peter Berg.
Vejam-no!

obesidade infantil

Sexta-feira foi dia de ir ao cinema (próximo post sobre o filme), mas antes era necessário fazer uma paragem no Mac Donalds para enganar o estômago (AKA jantar). Eu adoro aquela comidinha fast.
Da classe Too Low ao Too High, todos lá estavam para comer um Too Cheese ou um Too Bacon, tendo sido o último a minha escolha (prefiro o Too Cheese). Sendo uma sexta-feira, aquele sítio estava repleto de gente, gente que como eu, provavelmente, queria fazer uma refeição rápida. Ao olhar em redor, algo despertou a minha atenção: a percentagem de crianças e pré-adolescentes, a jantar aquela comida, assustou-me.

Ao meu lado estava um casal com duas filhas. A senhora era, claramente, uma mulher de peso e o senhor também tinha os seus bons quilinhos a mais. As crianças, por sua vez, herdaram os genes do pais e, mais tarde ou mais cedo, aquela refeição ia pesar-lhes na balança.

Os números estão aí, é só consultá-los. As crianças estão a comer cada vez pior e os principais culpados são os pais. A estes cabem a responsabilidade de educar os filhos e a proporcionar-lhes uma vida saudável e feliz.
É chegada a altura dos adultos perceberem que um Happy Meal tem tando de Happy quanto de Meal, ou seja, nada.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

primeiro, segundo e terceiro

Título: Shrek the Third (em português, Shrek o Terceiro)
Ano: 2007
Realizador: Chris Miller e Raman Hui
Género: Animação / Aventura / Comédia / Família / Fantasia
Sinopse: quando casou-se com Fiona, Shrek nunca pensou vir a ser rei de Far Far Away. Mas, é no leito da morte que o pai de Fiona informa Shrek que eles são os próximos na linhagem de sucessão do reino, a par do primo Artie. Artie é um estudante idiota, a quem todos os colegas pregam partidas. Shrek parte numa missão de encontrar e convencer o primo Artie que ele será o próximo rei de Far Far Away. Esta missão revelar-se-à bem mais difícil do que aparentava ser inicialmente...

Cena favorita: o Ginger a tomar chá. LINDO!
Personagem favorita: claro que é o Donkey. Quem não gosta dele?
Pontos Mary: 6 em 10.

O primeiro filme foi muito, muito bom. O segundo foi assim-assim. O terceiro é fraquinho, fraquinho. Afinal, é uma sequela e não se pode esperar muito, pelo menos neste género de filmes. Dá para ver!

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

recebi um prémio

Venho aqui, agradecer o prémio Thinking Blogger Award que foi-me atribuído pelo Wildwood Melodies e eleger os 5 blogs que, na minha opinião, também merecem este prémio.

Sem mais delongas, cá vai a lista de felizardos (sem nenhuma ordem especial, onde o único critério foi não atribuir o prémio aos blogs que já foram premiados por outros):

  1. A Queda de um Anjo;
  2. Duas Palhinhas e um Copo;
  3. The Star is Me;
  4. A Geração Perdida;
  5. Minhocas da Maçã.

(O texto que se segue foi totalmente fanado aqui e qualquer erro ou inconsistência nos factos é de total responsabilidade dela - olha eu a fugir com o rabo à seringa. lol)

Início de Citação:
O prémio foi criado pelo Mike do Ordinary Folk. Este prémio é uma tentativa de reunir os blogs que são adeptos aos relacionamentos “inter-blogs” fazendo um esforço para ser parte de uma conversação e não apenas de um monólogo. Antes das regras, vale aqui uma definição de SCHMOOZE, vocês não vão encontrar facilmente o termo em algum dicionário convencional.

Regras:
  1. Se, e somente SE, você receber o Thinking Blogger Award ou The Power of Schmooze Award, escreva um post indicando 5 (cinco) blogs que tem esse perfil schmoozed ou que tenha te “acolhido” nesta filosofia;
  2. Acrescente um link para o post que te indicou e um para o post do Mike, para que as pessoas possam identificar a origem deste nome;
  3. Opcional: Exiba orgulhosamente o Thinking Blogger Award ou o The Power of Schmooze Award com um link para este post que você escreveu.
Fim de citação.

(a partir daqui a responsabilidade das palavras já é minha..)
Há muitos outros blogs que leio e que mereciam, e muito, o prémio, mas infelizmente só posso nomear cinco. É pena!

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

o encontro

Como já tinha dito, hoje era o dia do encontro com a cobra.
Estive lá, fiz bastantes exercícios para enganá-la, lutei com ela, mordeu-me no calcanhar e agora vamos lá ver se o veneno não é fatal...

Estou, como hei-de dizer, quase lá. Falta-me um bocadinho |___|
Se não for agora é em Dezembro...

terça-feira, 9 de outubro de 2007

não deu para aguentar

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

ver para crer

Quando comecei a ver os primeiros episódios de Jericho, um amigo disse-me: a série não presta e só vais perder o teu tempo a vê-la. E eu que sou uma teimosa, respondi: eu vou ver para poder ter a minha própria opinião.
Vi. Vi todos os episódios da Season #1 (foram 22). Os últimos episódios foram vistos por obrigação. Obrigação de conhecer o final e de saber o que aconteceu às pessoas e à cidade.
Fiquei desiludida. Não atingiu as expectativas iniciais.

Apesar de tudo, houve uma coisa boa: descobri um primo afastado do Johnny Depp.

"Skeet Ulrich"
Digam lá se não são parecidos?

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

já vejo o baú

Ontem saltei o lago e confesso que não foi difícil. No dia 10 (quarta-feira) irei enfrentar a cobra e se conseguir vencer, o baú com o ouro é todo meu!

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

não há paciência

A expressão "sem ovos não se fazem omeletes" sempre existiu, certo?
Então porque é que, a partir do momento que o Mourinho abriu a boca e disse estas 6 (e não 7 como tinha escrito antes) palavras, todas as pessoas só conseguem fazer explicações usando esta expressão?
Tudo bem que o homem tem um bom percurso no futebol, mas será preciso idolatrá-lo assim tanto?

álbum de Outubro

Ainda não ouvi todas as músicas do álbum, mas sei que vou gostar. Adoro as músicas dele e há qualquer coisa nestas melodias que tocam-me cá dentro.
O álbum de Outubro é:

James Blunt - All the last souls
01. 1973
02. One Of The Brightest Stars
03. I'll Take Everything
04. Same Mistake
05. Carry You Home
06. Give Me Some Love
07. I Really Want You
08. Shine On
09. Annie
10. I Can't Hear The Music


Originalidade na elaboração da capa. São tudo fotos dele.
Não é um género de música que toca a todos, mas se não conhecerem aproveitem para fazer o teste.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

sou uma fraca

Depois de ter lido aqui, há algum tempo, e ontem aqui, resolvi dar o benefício da dúvida e experimentar. Ler ou ouvir dizer que uma série é muita boa é comparável a deixar um alcoólatra trancado e sozinho numa adega.
Sendo assim, lá fui eu ligar o uTorrent e colocar o primeiro episódio a sacar mandar vir, pela Internet, o primeiro episódio.
Chegou cá às 5:10 da manhã. Estava à espera dele. Viu-o logo. Gostei. Soube-me a pouco. Queria mais. E quero mais. O segundo episódio já vem a caminho, acabei de saber que 25% já cá estão. Estes correios estão cada vez melhor.

Jericho - Season #1, Episódio #1
É oficial. Mais um vício.

pau de dois bicos

Ainda não conhecia o senhor juiz António Martins, mas a partir de hoje sou fã dele. Não pela posição dele no debate, mas pela forma como aniquilou o senhor Eduardo Sá.
Como moderadora, a Fátima Campos Ferreira esteve muito mal. Na minha opinião, ela conduziu o debate de forma parcial e não teve intenção nenhuma de escondê-lo.

Só há uma solução possível para o caso desta criança: o pai biológico entregar a criança aos pais afectivos, já que, não deve ser o tribunal a fazê-lo.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

dia mundial da música

Nas horas alegres. Nas viagens de carro. Nas horas tristes. Aos altos berros. Nas séries. A fazer amor. Nos blogs. Nas pistas de dança. Nos iPods. Com os amigos. No youtube. Dos vizinhos. Nos filmes. A namorar. Nas festas. Com a família...

Yusuf Islam - Father & Son


Music, always music!

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP